
Rui Coutinho
No Fórum TSF, debateu-se a divulgação da lista dos maiores devedores da CGD e os eventuais efeitos negativos da mesma para o banco e para o sistema financeiro.
Corpo do artigo
O PSD entrega esta quinta-feira na Assembleia da República o requerimento para que seja divulgada a lista dos 50 maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
No Fórum TSF, o deputado social-democrata Leitão Amaro adiantou que, com este pedido, o PSD pretende que haja mais transparência no sistema bancário e rejeita os argumentos invocados pelo Governo e pelo Banco de Portugal.
O requerimento "envolve apenas aqueles que contraíram créditos elevados e incumpriram esses créditos (...) e que, com isso, tiveram uma vantagem grande, que causou um buraco na Caixa [Geral de Depósitos]", explicou Leitão Amaro.
"São situações pontuais, de tratamento diferenciado de alguns devedores, que não colocam nenhum problema sobre a tranquilidade do sistema", defendeu o deputado.
TSF\audio\2018\05\noticias\03\leitao_amaro_a_quem_se_destina
O vice-presidente do grupo parlamentar do CDS-PP, João Almeida, sublinhou, no Fórum TSF, que, tal como o requerimento apresentado, também a resposta do Banco de Portugal tem de ser pública.
"O que o projeto do CDS pretende é que (...) seja tornado pública a lista dos devedores com créditos vencidos que causaram prejuízo ao banco", explicitou João Almeida. "O escrutínio que deve ser feito é dos incumpridores, e não daquilo que é a atividade normal de qualquer instituição financeira".
TSF\audio\2018\05\noticias\03\joao_almeida_cds_projecto
Já o Bloco de Esquerda não está, para já, a preparar qualquer iniciativa própria neste sentido. O deputado Moisés Ferreira disse, no Fórum TSF, que o Bloco de Esquerda está pronto para analisar as propostas do PSD e do CDS-PP, admitindo, em alguns casos, o levantamento do sigilo bancário.
"O levantamento do sigilo bancário, em determinadas situações, pode ser um bom princípio", admitiu Moisés Ferreira.
O deputado bloquista deixou ainda críticas ao PSD por esquecer os bancos que colapsaram e estar apenas concentrado nos devedores da CGD, acusando os sociais-democrtas de pretenderem, com esta iniciativa, levar à privatização do banco.
TSF\audio\2018\05\noticias\03\moises_ferreira_2_analise