Dez candidatos à Câmara de Braga: acabar com trotinetes, baixar a temperatura da cidade, habitação e mobilidade
A coligação Juntos por Braga, que junta PSD, CDS-PP e PPM, aposta em João Rodrigues para suceder a Ricardo Rio, que já atingiu o limite de 12 anos de mandato. Acompanhe o debate dos candidatos a esta autarquia a partir das 16h00 na TSF
Corpo do artigo
Habitação e mobilidade são as áreas eleitas pela maioria dos dez candidatos à Câmara Municipal de Braga, nas eleições autárquicas de 12 de outubro. Mas também há propostas “fora da caixa” como a da CDU e do seu cabeça de lista João Baptista, de baixar a temperatura da cidade em cinco graus, e a do Chega, que candidata Filipe Aguiar, de acabar com as trotinetes nos passeios.
A Iniciativa Liberal, liderada por Rui Rocha, propõe-se fazer de Braga a capital do Norte do país, fazendo frente ao Porto.
A coligação Juntos por Braga (PSD/CDS/PPM) tem maioria (seis eleitos contra os quatro do PS e um da CDU) na câmara municipal desde 2013, após 37 anos de liderança do PS, com Mesquita Machado. O atual autarca, Ricardo Rio, sai por imperativo da lei de limitação de mandatos.
A coligação Juntos por Braga candidata o atual vereador João Rodrigues, e o PS (coligado com o PAN) avança com o antigo vereador e deputado, e ex-secretário de Estado das Comunidades Portuguesas António Braga. A IL aposta em Rui Rocha, antigo líder do partido, e o Chega em Filipe Aguiar. Ricardo Silva, presidente da Junta de São Victor, a maior do concelho de Braga (25 mil eleitores), lidera a candidatura independente “Amar e servir Braga”.
A CDU, que tem historicamente representação no executivo, candidata João Baptista, atual deputado da Assembleia Municipal e filho de Casais Baptista, um antigo vereador com pelouro, atribuído por Mesquita Machado (PS).
Na corrida estão também candidaturas do Bloco de Esquerda, encabeçada por António Lima, atualmente deputado na Assembleia Municipal de Braga, do Livre, encabeçada por Carlos Fragoso, e ainda as do ADN e MPT, lideradas, respetivamente, por Francisco Pimentel Torres e Hugo Varanda.