Agora, é oficial: os dois partidos recomendam aos militantes o voto em Marcelo Rebelo de Sousa nas Presidenciais.
Corpo do artigo
No Conselho Nacional desta quinta-feira à noite, os sociais-democratas aprovaram uma proposta que recomenda aos eleitores e militantes do PSD que apoiem a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à Presidência.
O porta-voz do PSD, Marco António Costa, justificou a decisão com o facto de Marcelo defender os "compromissos europeus e atlantistas" do país, bem como uma "economia social de mercado".
Já quanto ao envolvimento do partido na campanha de Marcelo, Marco António Costa diz que será feito a título individual e voluntário por cada dirigente.
No CDS, a decisão foi também adotada no Conselho Nacional. Paulo Portas salientou a "independência e abrangência" da candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa para justificar o apoio do partido.
As eleições Presidenciais estão marcadas para 24 de janeiro de 2016.
Sondagem dá vitória a Marcelo na primeira volta
A sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, RTP e Antena 1, conclui que Marcelo ganha as Presidenciais logo à primeira volta, com 62%.
Na ala esquerda, os dois candidatos mais fortes são Sampaio da Nóvoa com 15%, e Maria de Belém, com 14%.
Numa hipotética segunda volta contra Marcelo, pouco muda. Marcelo desce para 57%, mas Sampaio da Nóvoa ou Maria de Belém, não vão além dos 17%.
A sondagem foi realizada em 18 freguesias de Portugal Continental, escolhidas aleatoriamente, nos dias 5 e 6 de dezembro. Foram realizados 1183 inquéritos presenciais válidos, 58% de mulheres
68%, em partes iguais, nas regiões de lisboa e do norte, 20% no algarve, 5% do alentejo, e 7% no Algarve. A taxa de resposta foi de 69%. A margem de erro é de 2,9% e o nivel de confiança nos resultados é de 95%