Direita exige ouvir responsável do BCE que vem a Portugal mas não ao parlamento
Responsável pela supervisão do BCE escreveu que Centeno e Constâncio lhe pediram para desbloquear a venda do Banif ao Santander. Nouy vem a uma conferência. PSD e CDS querem que vá ao parlamento.
Corpo do artigo
PSD e CDS entregaram dois requerimentos de conteúdo semelhante: ambos exigem aproveitar a vinda de Daniele Nouy a Portugal para a chamar ao parlamento durante a sua estadia em Portugal. Daniele Nouy, presidente do Conselho de Supervisão do BCE, vai participar numa conferência no dia 17 organizada pela TVI, pela Associação Portuguesa de Bancos, e pela KPMG e os dois partidos querem aproveitar essa estadia para a escutar na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Banif.
Daniele Nouy é autora de um email - divulgado pelo PSD - em que escreve, na véspera da resolução do Banif, que Vítor Constâncio e Mário Centeno a contactaram para "desbloquear" a venda do banco ao Santander.
Os partidos de esquerda apoiaram a decisão, sublinhando que essa possibilidade já antes tinha sido discutida e acertada pela Comissão, sendo esta uma forma adicional de tentar concretizar a intenção.