A decisão de Fernando Alexandre de exonerar Susana Castanheira Lopes assentou na "falta de prestação de informações ou na prestação deficiente das mesmas, quando consideradas essenciais para o cumprimento da política global do Governo"
Corpo do artigo
A diretora-geral da Administração Escolar (DGAE), Susana Castanheira Lopes, que dirigia a entidade responsável pelos concursos de colocação de professores, foi exonerada, anunciou este sábado o Ministério da Educação.
A TSF procurou esclarecimentos junto do Ministério da Educação e aguarda resposta. Contactada também pela TSF, a Fenprof respondeu que não vai comentar esta notícia.
Em comunicado, é referido que a decisão do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, de exonerar Susana Castanheira Lopes assentou na "falta de prestação de informações ou na prestação deficiente das mesmas, quando consideradas essenciais para o cumprimento da política global do Governo".
"O despacho de exoneração de Susana Castanheira Lopes produz efeitos a dia 26 de julho [sexta-feira]", acrescentou.
De acordo com o comunicado, foi também exonerado, a seu pedido, o vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE), Carlos Oliveira, que era responsável pela gestão do Portal das Matrículas.
O Ministério avançou que, a partir de segunda-feira, o cargo de diretora-geral da Administração Escolar será ocupado por Maria Luísa Oliveira, em regime de substituição.
Maria Luísa Oliveira é licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa e tem mestrado em Ciências da Educação - Investigação e Intervenção Educativa pela mesma universidade.
A docente de Geografia foi, entre 2004 e 2012, diretora do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, em Tomar, e já tinha ocupado o cargo de diretora-geral da Administração Escolar entre 2014 e 2018.
"Perdemos uma pessoa de elevadas qualidades"
Para o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, este afastamento é "seguramente uma decisão política". Filinto Lima refere à TSF que Susana Castanheira Lopes "tem elevadas qualidades profissionais, elevadas qualidades pessoais, conhece bem o sistema onde trabalha e implementou algumas alterações muito positivas, por exemplo, a criação da plataforma que dá resposta a perguntas dos diretores e dos professores rapidamente".
"Perdemos uma pessoa de elevadas qualidades. Eu espero que quem a substitua seja [uma] pessoa também de iguais qualidades profissionais e pessoais como tinha e como tem a doutora Susana Castanheira", sublinha ainda.
