Do Governo, maioria só conhece Montenegro (que está melhor do que Costa). Educação, Finanças e Justiça positivas, Saúde chumba
Na sondagem da Pitagórica para TSF-JN-TVI-CNN Portugal, 40% dos inquiridos respondem que Montenegro é melhor do que Costa. Fernando Alexandre, Miranda Sarmento e Rita Júdice recebem melhor nota. Ana Paula Martins tem negativa e seria a única a sair
Corpo do artigo
Presente no momento de anúncios e gestor de silêncios, Luís Montenegro apresenta o maior nível de notoriedade (85%) e 40% dos inquiridos consideram que está a ser melhor como primeiro-ministro do que António Costa. Para cerca de 25%, o desempenho é semelhante e 24% dão nota pior ao atual chefe do Governo.
O elevado grau de notoriedade de Montenegro é a exceção entre ministros, que mais de 90% dos inquiridos não conseguem identificar ou referir o nome correto. É que mesmo Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros, que surge em segundo, está muito abaixo de Montenegro, já que são apenas 28% aqueles que o reconhecem. Seguem-se, na casa dos 20%, Nuno Melo, ministro da Defesa e presidente do CDS, Rita Alarcão Júdice, ministra da Justiça.
Entre os ministros que os inquiridos têm maior dificuldade de identificar estão Maria do Rosário Palma Ramalho, na pasta do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão territorial e a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.
Salta à vista que para mais de 90% dos inquiridos, a maior parte dos ministros são completos desconhecidos, com os titulares das Finanças, da Presidência e dos Assuntos Parlamentares a registarem mais referências incorretas no nome por parte de quem respondeu à sondagem.
Já sobre o desempenho político e quando se pede uma comparação com o anterior Governo, além do primeiro-ministro, destacam-se Fernando Alexandre, da pasta da Educação, Miranda Sarmento, nas Finanças e Rita Alarcão Júdice, na Justiça, como áreas onde os inquiridos encontram avanços em relação ao passado recente.
Pelo contrário, a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, e a Ana Paula Martins são aquelas que têm pior nota, sendo que só a titular da Saúde seria, para os inquiridos, alvo de uma remodelação. Apenas quem diz votar na AD, manteria Ana Paula Martins no Governo.
FICHA TÉCNICA
A sondagem foi realizada pela Pitagórica para a TSF -JN e TVI, CNN Portugal, com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre temas relacionados com a avaliação política. O trabalho de campo decorreu entre os dias 21 e 26 de janeiro. Foram realizadas 612 tentativas de contacto, para alcançarmos 400 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 65,36%. As 400 entrevistas telefónicas recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 5,0% para um nível de confiança de 95,5%. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.