Duarte Pacheco diz que é "altamente injusto" corte de pagamento por actividade extra parlamentar
Vice-presidente da AR admite que procedimentos de registo de presenças possam ser alterados. O social-democrata defende que "cultura antiparlamentar" vigente é agravada por casos como o de José Silvano e dificulta mudanças por "falta de coragem" de quem decide.
Corpo do artigo
O deputado do PSD, e vice-presidente da Assembleia da República, Duarte Pacheco, admite que os procedimentos de registo de presenças e faltas dos deputados no Parlamento possam ser alterados.
TSF\audio\2018\11\noticias\10\duarte_pacheco_1_procedimentos_
Em declarações à TSF, este sábado, o social-democrata disse concordar com a opinião manifestada por Ferro Rodrigues , presidente da Assembleia da República, que defendeu ao jornal Expresso que há que "banir procedimentos lesivos da credibilidade de qualquer deputado", mas considerou, ainda assim, que o sistema que atualmente existe não é o mais justo.
Questionado sobre que alterações poderiam ser feitas, Duarte Pacheco não concretiza, limitando-se a dizer que essa análise "deve ser feita pelos deputados à porta fechada".
O deputado do PSD acredita que há em Portugal uma forte "cultura anti-parlamentar", que é "agravada" com casos como o do colega de partido José Silvano. Tratando-se de uma ideia generalizada dos cidadãos, sustenta Duarte Pacheco, situações como a do corte de 5% nos salários dos detentores de cargos públicos acabam por não ser alteradas "porque ninguém tem coragem de os repor", temendo as consequências de uma medida impopular.
TSF\audio\2018\11\noticias\10\duarte_pacheco_2_cultura_antiparlamen
Na análise que faz sobre a situação do PSD, Duarte Pacheco considera "estranho" que casos como o que envolve José Silvano se sucedam com a direção de Rui Rio, mas sustenta que o presidente do PSD, esta semana ainda em Portugal e depois em Helsínquia, "fez o que era necessário fazer: por um ponto final nesta questão para nos debruçarmos na estratégia que leve o partido a lutar pela vitória dentro de um ano".
TSF\audio\2018\11\noticias\10\duarte_pacheco_3_psd_rio_