"É inaceitável" que cabeça de lista do PS por Vila Real seja de outro distrito
José Silva diz que crítica não se dirige a Álvaro Beleza, mas sim contra a decisão de excluir o distrito do processo de escolha. “Na concelhia de Vila Real não aceitamos que nos imponham um candidato."
Corpo do artigo
O presidente da Comissão Política Concelhia de Vila Real do Partido Socialista, José Silva, considera “inaceitável” que tenha sido imposto um candidato de fora do distrito para encabeçar a lista socialista às eleições legislativas de março.
Álvaro Beleza, natural de Lisboa foi anunciado na segunda-feira como o ‘número um’ da lista do PS por Vila Real, mas não por falta de pessoas competentes para assumir esse lugar, considera José Silva.
“Não ficamos nada contentes com o facto de ter sido escolhido alguém fora do distrito de Vila Real”, lamenta José Silva em declarações à TSF. “Temos muitos militantes, simpatizantes e independentes, temos muitas opções para ocupar esse lugar.”
“Na concelhia de Vila Real não aceitamos que nos imponham um candidato", afirma o presidente da Comissão Política Concelhia de Vila Real, ressalvando que “nada a ver com o candidato em si, com Álvaro Beleza, em apenas a ver com o facto de não ser alguém do distrito”.
Para expressar este “descontentamento, a concelhia de Vila Real não indicou nenhum nome para a lista às eleições do dia 10 de março, mas José Silva assegura que a distrital se mantém “empenhada” para que o PS “ganhe as próximas eleições”.
Um dos nomes falados localmente para encabeçar a lista socialista foi o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, que cumpre o terceiro e último mandato à frente do município transmontano.
"Convém referir que Rui Santos disse sempre que não abandonaria a Câmara de Vila Real”, nota José Silva. “Ele tem um compromisso para com os vila-realenses e vai honrar esse compromisso”.
“Aliás, também não vimos com bons olhos que agora, de repente, em todos os lados vemos presidentes de câmara que estão em final de mandato e de repente resolvem ir todos para deputados”, critica.
Nas últimas legislativas, a lista do PS por Vila Real foi encabeçada por Francisco Rocha que, em março, renunciou ao mandato para integrar o conselho de administração da empresa Águas do Norte.