"É possível" que haja uma revisão em alta do PIB em 2018
A economia portuguesa cresceu 2,7%, no último ano. Carlos César e Luís Montenegro comentam os dados do INE revelados esta quarta-feira no programa "Almoços Grátis".
Corpo do artigo
Carlos César admite que pode ser possível rever o crescimento da economia em alta este ano. "É possível que isso aconteça", disse no programa da TSF "Almoços Grátis".
TSF\audio\2018\02\noticias\14\_ca5rlos_cesar_3_revisao_em_alta
A economia portuguesa cresceu 2,7% no último ano, revelou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística. Este é o maior crescimento desde há 17 anos, no ano 2000, sendo que as previsões do Governo e da Comissão Europeia apontavam para um crescimento inferior, de 2,2%.
"Estou convencido que o trajeto que o país está a fazer será confirmado em 2018", reforçou Carlos César.
Este "é indiscutivelmente um bom resultado", concorda Luís Montenegro, mas há "aspetos menos bons" a apontar.
TSF\audio\2018\02\noticias\14\luis_montenegro_1_s_crescimento
"Embora se registe em nível numérico, a verdade é que a maioria dos países da União Europeia e da Zona Euro cresceram em 2017 mais do que Portugal. Esta média só é inferior porque os países com um crescimento inferior ao nosso são os países que mais pesam no PIB europeu: a França, a Alemanha, a Itália e a Bélgica", nota o social-democrata.
TSF\audio\2018\02\noticias\14\carlos_cesar_1_s_crescimento
"Depois de 17 anos com crescimentos abaixo da média europeia, finalmente Portugal está a convergir com a média de crescimento económico da Europa. Se isso não é positivo não sei o que pode encontrar de positivo", afirmou.