Isabel Mendes Lopes é a primeira líder parlamentar do partido da esquerda ecológica e europeísta, um dos vencedores da noite eleitoral.
Corpo do artigo
Dos gabinetes para a linha da frente no combate político. Isabel Mendes Lopes é a escolha do Livre para liderar a bancada do partido na Assembleia da República, ao que a TSF apurou, o nome da deputada eleita foi aprovado por unanimidade pelos quatro parlamentares.
Isabel Mendes Lopes passa a ser uma das protagonistas do Livre, um partido ainda muito centrado em Rui Tavares, que conta a partir da próxima legislatura com um grupo parlamentar de quatro deputados (eleitos por Lisboa, Porto e Setúbal).
A primeira líder da bancada do Livre é engenheira civil, especializada em transportes e mobilidade, foi eleita como número dois pelo círculo de Lisboa, lugar que já tinha ocupado nas legislativas de 2022, embora sem garantir a eleição.
Está no Livre desde os tempos da fundação (2013), foi uma das promotoras para a legalização do partido junto do Tribunal Constitucional, e desde 2022 que acompanha Rui Tavares no gabinete parlamentar – dá agora o salto para uma das 230 cadeiras do hemiciclo.
Isabel Mendes Lopes é também deputada municipal em Lisboa, eleitas nas autárquicas de 2021, e fez parte do Grupo de Contacto do Livre - a direção do partido – entre 2015 e 2022.
Tem a educação e o ambiente como áreas de eleição e lembra que “só há liberdade quando é partilhada”. Defensora dos direitos das mulheres e da igualdade, promete bater-se por um país “excelente para se viver”.
Durante a campanha para as eleições legislativas, alertou que “os direitos das mulheres estão ameaçados”, apontando o dedo “não só à extrema-direita, mas também à Aliança Democrática, liderada por Luís Montenegro.