Na reta final da campanha eleitoral e a dois dias das eleições regionais dos Açores, a TSF entrevistou os dois principais candidatos: o socialista Vasco Cordeiro e o social-democrata Duarte Freitas.
Corpo do artigo
No último dia de campanha eleitoral, e num momento em que as sondagens vão apontando para uma maioria absoluta dos socialistas nos Açores, Vasco Cordeiro, recandidato à presidência do Governo Regional para um segundo mandato, diz na TSF que mantém a disponibilidade para dialogar.
"Nós temos a perfeita consciência de que não somos os donos da verdade, há propostas válidas de outros partidos. E essas propostas foram aprovadas sempre que conduziam a uma melhoria e não desvirtuavam aqueles que eram os compromissos e os objetivos que havíamos fixado", afirma o líder do PS/Açores.
Na mesma entrevista, questionado sobre se, em caso de uma maioria relativa, teria preferência em dialogar à esquerda ou à direita, Vasco Cordeiro adianta: "A minha preferência é esperar pelos resultados de domingo".
Em relação às prioridades para um segundo mandato, o atual presidente do Governo Regional destaca a criação de emprego, a qualificação dos açorianos, os apoios à dinamização da economia e ao empreendedorismo jovem.
Também entrevistado pela TSF, Duarte Freitas, candidato do principal partido da oposição, recusa uma demissão, caso venha a perder as eleições, e insiste na ideia de ter um resultado que permita uma "maioria expressiva".
Quanto a outros cenários que envolvam diálogos com outros partidos, o líder do PSD/Açores diz também que prefere esperar pelos resultados da noite eleitoral: "Esses cenários serão naturalmente objeto de análise pós-eleitoral. Aquilo que eu quero mesmo é, com a estrutura de Governo que já tenho na minha cabeça, começar a implementar as mudanças que os açores precisam".
No que diz respeito às propostas para a região, Duarte Freitas sublinha a necessidade de apostar na educação e na saúde, no apoio aos empresários, bem como a criação de emprego tendo em vista um aumento do rendimento disponível das famílias açorianas.
As eleições estão marcadas para este domingo, dia 16 de outubro. A campanha eleitoral termina esta sexta-feira.