No dia do Debate Final entre os candidatos à presidência do PSD, reportagem TSF em Ponte de Lima, Viana do Castelo, um dos distritos onde Rui Rio tem mais apoiantes.
Corpo do artigo
Em Ponte de Lima, é frequente, sobretudo no verão, ver Rui Rio, candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), passear pelas ruas da vila, onde habitualmente passa férias. É a terra natal do melhor amigo, António Carvalho Martins, antigo deputado e antigo Governador Civil de Viana do Castelo.
"É mesmo nesta esplanada do Café Havaneza onde ele costuma sentar-se. No verão quase dia sim, dia não está por aqui", conta-nos Manuel Ferreira Soares, gabando-lhe a simpatia e a popularidade. "É mais simples, mais popular e mais divertido [do que o adversário]. Santana Lopes não passa confiança a um pobre, só dá conversa aos da alta", atira.
TSF\audio\2018\01\noticias\10\lilianacostaruirio
Garante que, em Ponte de Lima, Rui Rio "passa cartão a toda a gente" mas Manuel Ferreira Soares não compra. É comunista, mas se tivesse que escolher votaria no antigo presidente da Câmara Municipal do Porto. "Ainda ontem vi um debate entre os dois e Rui Rio tem mais capacidade que Santana Lopes", justifica.
Joaquim Cerqueira, o mandatário concelhio de Rio, não garante que a popularidade se traduza em votos mas espera que os militantes de Ponte de Lima lhe reconheçam, desde logo, as qualidades humanas. "Por vezes temos a ideia de que o Dr. Rui Rio é uma pessoa distante, pelo seu perfil e pela edução também, muito baseada nos princípios alemães, mas, de facto, é uma pessoa muito próxima, carinhosa e com bom coração", sustenta Joaquim Cerqueira.
E acrescenta-lhe outros argumentos, justificando o seu apoio à candidatura de Rio: "A coerência com que ele governou a Câmara do Porto. Quando ele entrou, a situação financeira era quase caótica e Rui Rio conseguiu recuperar financeiramente a Câmara e conseguiu também cortar com alguns lóbis. Tivemos até episódios interessantes do ponto de vista da ligação ao Futebol Clube do Porto, e isso mostra a sua idoneidade, seriedade e competência".
Já os santanistas de Ponte de Lima acusam Rui Rio de ter feito oposição ao próprio partido. "Não entendo esta postura de estar dentro com um pé fora, que é o que me parece que aconteceu ao longo destes anos com o Dr. Rui Rio. Quando a família social-democrata se devia ter unido em torno de uma pessoa que estava a fazer um trabalho hercúleo, houve muita gente com punhais afiados preparada para os espetar nas costas", critica Filipe Amorim. O mandatário concelhio de Santana Lopes não acredita que as visitas regulares de Rui Rio a Ponte de Lima sejam preponderantes na hora da escolha do próximo líder do PSD por parte dos 170 militantes da concelhia local inscritos para votar nas eleições de 13 de janeiro.
Leia aqui tudo sobre o Debate Final e sobre os dois candidatos à liderança do PSD