Empate técnico em Lisboa com vantagem para Moedas. João Ferreira pode surpreender
A sondagem da Pitagórica para TSF, JN, TVI-CNN Portugal mostra que metade dos inquiridos (incluindo do PS) acreditam na vitória de Carlos Moedas, embora a vantagem no voto em relação a Alexandra Leitão ainda esteja dentro da margem de erro. João Ferreira ultrapassa Alexandra Leitão nas propostas e na proximidade
Corpo do artigo
Numa sondagem onde mais de metade dos inquiridos se assume como sendo de “Centro” (52%), Carlos Moedas surge em vantagem na corrida contra Alexandra Leitão, mesmo que na avaliação de desempenho passe no limite. João Ferreira segura o voto CDU e até pode crescer e Bruno Mascarenhas do Chega duplica o resultado das últimas autárquicas.
Nas intenções de voto e com distribuição de indecisos, Moedas tem 38,7% e está 3pp acima de Alexandra Leitão que tem 35,7%. Mas, dada a margem de erro desta sondagem (4%), persiste uma situação de empate técnico: o candidato da coligação Por ti, Lisboa regista valores entre os 34,8%-42,6%, enquanto a líder da coligação Viver Lisboa apresenta 31,9%-39,5%.
No entanto, metade dos inquiridos (49%), incluindo uma fatia substancial de eleitores de PS/Livre (40%) acredita que é Carlos Moedas quem vai vencer em Lisboa. No caso de Alexandra Leitão, apenas 21% apontam para a vitória.
O atual autarca também leva vantagem quando se pergunta quem tem melhor preparação (41%) ou melhores propostas (21,6%) e menor grau de afastamento em relação aos inquiridos. Aliás, neste último parâmetro, Moedas só perde para Adelaide Ferreira, cantora que concorre pelo ADN.
No capítulo das propostas, Alexandra Leitão (14,4%) é ultrapassada por João Ferreira com 15,7% a considerarem que o candidato da CDU tem as melhores.
João Ferreira também está à frente da candidata da coligação Viver Lisboa na questão da proximidade com os inquiridos.
O nome da CDU para Lisboa surge em terceiro lugar nas intenções de voto com 11,7% (9,1%-14,3%), valor acima do que obteve há quatro anos.
Se Carlos Moedas com a atual coligação com o CDS e a Iniciativa Liberal ronda os resultados das últimas eleições por estas forças, já a coligação PS, Livre, BE e PAN surge abaixo da soma das partes e só consegue reter cerca de metade dos votantes nas últimas eleições, registando a maior percentagem de indecisos.
Moedas vence junto dos homens, mais jovens e mais ricos, Alexandra Leitão tem resultados melhores junto dos mais velhos e das classes mais baixas.
Em quarto lugar está Bruno Mascarenhas do Chega com 9,6% (7,2%-12%) duplicando os valores que o partido teve em 2021. É, no entanto, o candidato de que os inquiridos se sentem mais afastados (46,1%).
Avaliação a Moedas no limite da positiva
Em 20 valores, os inquiridos dão 10,8 ao desempenho de Carlos Moedas, com mais de um terço a optarem pelo chumbo e 40% consideram que Lisboa está pior.
Entre as questões mais relevantes para os inquiridos estão os transportes, trânsito e estacionamento (73%), a seriedade e transparência (72%) e a manutenção de ruas e limpeza (67%). A habitação e a segurança estão no meio da tabela.
Acidente com elevador não penaliza Moedas
O acidente com o elevador da Carris não surge como fator condicionante da campanha em Lisboa, 59% rejeitam que as eleições sirvam como penalização de Carlos Moedas. Quanto a responsabilidades, cerca de 40% consideram que devem ser divididas pelo atual e pelos anteriores presidentes de câmara, assim como pela Carris.
A grande maioria defende que Carlos Moedas fez bem ao não sair e ao não pedir a demissão da Administração da Carris.
Imigração não é questão, corrupção sim
55% dos inquiridos consideram a corrupção um “problema sério” em Lisboa, pelo contrário , a imigração que tem estado no centro do debate político, até de Carlos Moedas, não parece estar entre as preocupações, embora divida opiniões: 59% consideram “positivos” os benefícios da imigração.
Retrato dos inquiridos
Consideram-se de “centro” (52%), maioria assume-se “católica”, mais de metade pratica desporto e têm animais em casa.
Nesta sondagem, 40% dizem que são do Sporting, 30% escolhem o Benfica , 5% são do Futebol Clube do Porto e 15% dizem não ter clube.
Ficha Técnica: Sondagem realizada pela Pitagórica para a TSF, JN e TVI, CNN Portugal, Nascer do Sol e Eco com o objetivo de avaliar a opinião dos eleitores recenseados no concelho de Lisboa sobre temas relacionados com o município. O trabalho de campo decorreu entre os dias 23 e 28 de setembro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesia. Foram realizadas 1243 tentativas de contacto, para alcançar 625 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 50,20%. As 625 entrevistas telefónicas recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 4% para um nível de confiança de 95,5%. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.