No programa Política Pura, Pedro Duarte e Nuno Melo criticam os ataques ao Presidente da República de um PS "caceteiro, brejeiro" e "de uma arrogância desproporcionada".
Corpo do artigo
"Da primeira vez que o Presidente da República demonstrou uma atitude mais exigente com o Governo, rapidamente estalou o verniz. E a atitude de alguns dirigentes escorregou para níveis absolutamente inqualificáveis", diz Pedro Duarte, na edição desta semana do Política Pura na TSF.
O social-democrata considera as críticas socialistas a Marcelo Rebelo de Sousa "desproporcionadas" e um "sintoma de outros tempos, de uma certa arrogância no exercício do poder em que não é tolerável qualquer crítica ou reparo".
Ainda mais duro nas palavras, Nuno Melo acusa o PS de se ter assumido, na forma como criticou o Presidente da República, como "um partido profundamente sectário, caceteiro, brejeiro e sem categoria nenhuma".
O eurodeputado do CDS refere-se às críticas num artigo de opinião no órgão oficial do PS, a vozes entretanto ouvidas e à notícia de que o Ministério da Administração Interna terá divulgado internamente uma revista de imprensa, onde recomenda a leitura de um post do blogue "O Jumento", onde Marcelo é descrito como "manhoso como de costume".
"O Presidente da República não serve só para quando António Costa, de forma falsa e interesseira, aparece na fotografa a segurar um chapéu-de-chuva", ironiza Nuno Melo, numa alusão à imagem dos dois políticos, frente à comunidade portuguesa, em Paris, no ano passado.
TSF\audio\2017\10\noticias\26\politica_pura_nuno_melo_1
O centrista considera "chocante" que o PS apostasse na aproximação ao Presidente "quando dava jeito".
Pedro Duarte lembra que a intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa mereceu o "aplauso unânime" e rejeita qualquer acusação de "deslealdade".
"Parece-me de uma arrogância muito pouco razoável um Governo achar que por ter uma relação mais privada ou confidencial, que isso inibe o Presidente de ter uma palavra pública num momento crítico da vida política nacional", diz o social-democrata.
TSF\audio\2017\10\noticias\26\politica_pura_online_pedro_duarte_1