"Estamos unidos." Apesar da polémica, Paupério diz que eleições no Livre decorreram de forma "saudável"
À TSF, o cabeça de lista do Livre assume que um lugar no Parlamento Europeu é o grande objetivo, ao invés de outros cargos na política nacional.
Corpo do artigo
O cabeça de lista do Livre para as eleições europeias, Francisco Paupério, garante que, apesar da polémica, a lista está unida e que tudo decorreu "da forma mais saudável possível".
"Nós estamos unidos nesta lista. Apesar de toda a polémica que se criou, foi um processo ou um ato eleitoral em que houve realmente aqui um levantamento de suspeita, mas a verdade é que os trâmites legais dentro do partido ocorreram da forma mais saudável possível, que foi revertida a tal decisão, e o ato eleitoral continuou e terminou desta forma. Portanto, claro que continuamos a ser uma lista única e uma lista coesa e vamos atacar agora também esta estas eleições como um", disse o candidato do Livre à TSF.
Aos 28 anos, Francisco Paupério assume a inexperiência face aos adversários políticos, mas olha para o Parlamento Europeu como o grande objetivo, deixando de parte outros cargos em Portugal.
"Sou um candidato que não tem tanta experiência política como a maioria dos meus adversários políticos, nomeadamente fora do partido. Mas a verdade é que trago esta representação jovem, trago estes temas que muitas vezes não são falados, como a questão ambiental, como a questão dos direitos humanos. E levo também se calhar, ou dou uma importância maior neste Parlamento Europeu que não é dado aqui em Portugal. E o que acho que me difere realmente do resto é que enquanto eu, enquanto jovem, pretendo ir para o Parlamento Europeu, vemos, se calhar, noutros partidos que o que acontece é que quando se esgota todas as possibilidades em Portugal vêem no Parlamento Europeu como um último recurso", explica.
O candidato traça os objetivos para as europeias: "Eu acho que dou essa prioridade e realmente penso que temos de continuar este percurso e temos agora uma oportunidade para mostrar dentro dos nossos valores europeístas e de esquerda que podemos primeiro entrar no Parlamento Europeu e fazer parte dos Verdes europeus e depois ajudar a proteger o nosso ambiente, a nossa biodiversidade e as pessoas nesse Parlamento."
Francisco Paupério é o cabeça de lista do Livre para as eleições europeias, tendo vencido as duas voltas das primárias do partido com os votos dos não militantes, apesar das suspeitas que levou a comissão eleitoral a falar de viciação externa.