No Política Pura, o eurodeputado Pedro Silva Pereira diz que Portugal já sai prestigiado por Mário Centeno estar entre as possibilidades e não antevê problemas com a esquerda. Pedro Duarte concorda.
Corpo do artigo
Depois de dias de intensos contactos informais em Bruxelas, ganha força no lado socialista a ideia de que "existe, sem dúvida, uma possibilidade real" do ministro português das Finanças vir a protagonizar uma candidatura vencedora à liderança do Eurogrupo.
No programa Política Pura, o eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira diz que, em Bruxelas, os recentes resultados económicos do Governo português impressionam e são reconhecidos".
TSF\audio\2017\11\noticias\09\pedro_silva_pereira_centeno_1_pp_22h
Esta é uma decisão que vai resultar também do equilíbrio de forças entre as duas maiores famílias políticas no Parlamento Europeu,
Pedro Silva Pereira lembra que o PPE (Partido Popular Europeu) "já tem a presidência do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia e do Conselho".
"É natural que o equilíbrio político se faça com uma figura socialista", diz Silva Pereira sublinhando que a escolha de Centeno poderia "ser um sinal muito importante para a reforma de que a Zona Euro precisa".
TSF\audio\2017\11\noticias\09\pedro_silva_pereira_centeno_2_pp_22h
O social-democrata Pedro Duarte também concorda que a eventual escolha de Mário Centeno "é prestigiante para Portugal, é benéfico para Portugal e pode ser benéfico para a zona euro.
"Eu acho que era muito interessante se houvesse (na liderança do Eurogrupo) um dos países periféricos que, no âmbito do equilíbrio da moeda única, têm sido muitas vezes preteridos nas grandes decisões".
Melhor ainda será, diz Pedro Duarte "se Portugal tiver a capacidade de encontrar os aliados certos de forma a gerar-se um consenso para mudar algumas das políticas monetárias na Europa. Eu acho que isso era positivo", diz o social-democrata.
A decisão de avançar tem que ser confirmada até o dia 20 de novembro e ainda, esta semana, Mário Centeno recebeu o apoio de Espanha a uma eventual candidatura.