"Faz todo o sentido." Bernardo Blanco quer liderar "lista agregadora" ao Conselho Nacional da IL
Ouvido pela TSF, o ex-deputado justifica esta disponibilidade e defende eleições o mais rápido possível
Corpo do artigo
O ex-deputado Bernardo Blanco pretende encabeçar uma "lista agregadora" ao Conselho Nacional da Iniciativa Liberal (IL), que junte personalidades de todas as correntes internas, caso o partido opte por convocar eleições para todos os órgãos.
Em declarações à TSF, Bernardo Blanco considera que, numa altura em que a IL procura novo presidente, “faz todo o sentido” apresentar uma nova candidatura para o Conselho Nacional.
Bernardo Blanco já tinha adiantado também, em comunicado, que em caso de eleições irá “liderar lista agregadora ao Conselho Nacional”. O objetivo é mostrar um partido capaz de se renovar e trabalhar em conjunto.
Bernardo Blanco foi deputado da IL entre 2022 e 2025, tendo optado por não integrar as listas do partido para as legislativas que se realizaram em 18 de maio, invocando razões pessoais. Na última Convenção da IL, em fevereiro, o ex-deputado apresentou uma lista própria ao Conselho Nacional, que foi a mais votada, com 34% dos votos e 18 de 50 mandatos.
Questionado sobre o próximo presidente da IL, Bernardo Blanco mostrou-se “disponível” para colaborar com o partido, mas sublinhou na TSF: “Este não é meu tempo.”
“A IL tem pessoas bastante capazes”, disse, referindo-se a Mariana Leitão e Amorim Lopes.
Parece-me que esses são os dois nomes que estão melhor posicionados. Um deputado deve faz bastante diferença no ciclo mediático. Se nós agora tivéssemos um presidente fora da Assembleia da República, acho que iríamos partir em desvantagem.
Bernardo Blanco considera que, após a demissão do líder da IL, Rui Rocha, e da sua direção, o partido deve "avançar para eleições de todos os órgãos com a maior brevidade possível".
