Governo está disposto a discutir a colagem de feriados aos fins-de-semana - mas com condições. Grécia obtém meio acordo para diminuir a dívida. E mais 3 notícias para começar o dia informado com a TSF
Corpo do artigo
E que tal voltar a uma ideia antiga? A de colar os feriados, pelo menos alguns deles, aos fins-de-semana? O ministro Vieira da Silva acha que o assunto merece discussão e que deve ser decidido em concertação social. Se amanhã gozamos o primeiro feriado reposto pelo novo Governo, reabrimos uma discussão antiga e que existe por exemplo no Reino Unido. Ao longo do dia, a TSF ouve patrões, sindicatos e Igreja sobre este assunto. Ora adivinhe quem levanta mais problemas.
Um ano depois, meia vitória para Tsipras. A Grécia conseguiu obter a primeira tranche do novo empréstimo, mesmo que com mais condições em cima da mesa. Ao fim de 11 horas de reunião, houve também meio acordo para aliviar a dívida do país. Meio acordo, sim, porque há promessa de um ligeiro alívio inicial - mas as decisões mais estruturais ficaram adiadas para o fim do programa de ajustamento. E para depois das eleições alemãs. Vale a pena perceber o 'acordo'.
Noutros pontos da Europa os tempos também não parecem fáceis. O novo Presidente da Áustria, por exemplo, recebeu ameaças de atentado por membros da extrema-direita logo após a eleição de domingo.
Mário Centeno respondeu ao presidente do Eurogrupo. Se Jeroen Dijsselbloem disse que Portugal tem que voltar ao "caminho certo" para evitar as sanções adiadas, o ministro português respondeu noite fora que Portugal "nunca deixou o caminho certo".
Marcelo fixou um prazo para o Governo? Ontem o Presidente disse que "até às autárquicas" temos Governo, mas muitos questionaram se aquele era um apoio ou se era uma data para o fim. Esta manhã, o Presidente já veio dizer que era uma garantia (logo veremos do quê). O Manuel Acácio leva o tema ao Fórum TSF, juntando o balanço dos seis meses do Governo e perguntando a sua opinião sobre tudo isto.
Todos à espera de Mourinho. A Sky News disse, noite fora, que salário e duração do contrato estão já acertados com o Manchester United. E até Eric Cantona (agora a viver em Lisboa) mostra uma boa dose de inveja. Ora veja.
PARA LER, OUVIR E SORRIR
Ainda se lembra de Saltillo? Há 30 anos a seleção nacional fez greve. A Joana Carvalho Reis foi recuperar as fotos e a história de uma das maiores polémicas do futebol português.
A caminho dos Jogos Olímpicos, propomos-lhe que conheça a verdadeira casa dos campeões. Aviso: é longe e em altitude.
A solidariedade, aos dez anos. Aconteceu na Argentina, durante a despedida do futebol de Diego Milito. Um miúdo, com uma perna amputada, emprestou uma das muletas para ele e um amigo poderem ver o jogo. A história é maravilhosa.
E porque amanhã é feriado, deixo-lhe o título do Pessoal... e Transmissível do Carlos Vaz Marques: A possibilidade de ser feliz no presente. Ouça, divirta-se, descanse o que puder. Até já!