Ferro perguntou, Parlamento respondeu: password de José Silvano foi usada por outra pessoa
O Presidente da Assembleia da República solicitou, ontem, aos Serviços do Parlamento, explicações sobre o fundamento de notícias que durante o fim de semana visaram o deputado José Silvano, do PSD.
Corpo do artigo
Ferro Rodrigues já informou o deputado José Silvano e a direção do Grupo Parlamentar do PSD dos resultados desta diligência, "para os efeitos que considerem adequados".
O pedido de informação partiu do gabinete de Ferro Rodrigues, ontem, mas só hoje, depois de comunicação com o PSD, foi divulgado.
O Presidente do Parlamento queria saber se tinha fundamento a notícia de que o deputado José Silvano, do PSD, teria presença registada na Assembleia em momentos em que estava ausente noutras iniciativas.
A resposta dos Serviços confirma que "a password do Senhor Deputado José Silvano terá sido utilizada por pessoa diferente do Senhor Deputado, enquanto este se encontrava ausente do Plenário". É o que se pode pode ler numa nota divulgada, hoje, pelo gabinete do Presidente da Assembleia da República. Ou seja, outro deputado registou a presença de José Silvano.
"No site do Parlamento, permanece assinalada a presença do Senhor Deputado José Silvano, no dia 18 de outubro de 2018", explicam na resposta a Direção Administrativa e Financeira, a Divisão de Gestão Financeira e a Divisão de Apoio ao Plenário da AR.
Os serviços parlamentares sublinham que "a password de cada utilizador é um dado pessoal e intransmissível, mas tecnicamente nenhum sistema impede a sua partilha".
É ainda explicado que "todos os deputados renovaram, no passado mês de julho, a respetiva password e que "não existem atualmente deputados com opção de "password never expire".