Governabilidade na Madeira fica "mais confortável", mas "questão de ética e integridade não está resolvida"
Em entrevista à TSF, a politóloga Teresa Ruel analisa os resultados das eleições na Madeira
Corpo do artigo
Após as eleições regionais na Madeira, que deixaram o PSD a um deputado e 300 votos da maioria absoluta, a TSF conversou com a politóloga Teresa Ruela. A especialista considera que o resultado garante estabilidade, mas sublinha que Miguel Albuquerque continua sob investigação.
Miguel Albuquerque conseguiu aumentar o número de deputados do PSD de 19 para 23 e deve garantir a governabilidade com o apoio do deputado eleito pelo CDS, José Manuel Rodrigues, que tem manifestado a vontade de permanecer como presidente da assembleia regional.
Sobre a subida do Juntos pelo Povo (JPP) e a descida do PS, Teresa Ruel atribui "mérito" ao partido de Élvio Sousa e considera que esta "é uma derrota pesada" para os socialistas.
O JPP subiu a segunda força política, com 11 assentos na assembleia regional madeirense, mais dois que no mandato atual, obtendo 15,64% dos votos, num total de 30.094 votos, mais 7135 que no anterior sufrágio.
Em sentido contrário, o PS desceu para o terceiro lugar, com oito eleitos, menos três que em 2024, ao receber 22.355 votos, menos 6626 que há dez meses.