Capoulas Santos deslocou-se ao concelho de Santa Marta de Penaguião para ver os estragos causados pela chuva intensa dos últimos dias nas vinhas, socalcos, caminhos e estradas da região do Douro, em território Património Mundial da Humanidade.
Corpo do artigo
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou esta terça-feira, no Douro, apoios à replantação das vinhas e reconstrução dos muros de suporte destruídos pelo mau tempo que podem ir até aos 85% de financiamento a fundo perdido.
Luís Capoulas Santos trouxe uma palavra de solidariedade aos viticultores afetados, muitos dos quais vivem do rendimento do vinho, mas anunciou também que há "instrumento financeiros que permitem dar "vários tipos de resposta".
"Em primeiro lugar, [quanto às] as plantações destruídas, é possível apoiar a replantação das vinhas destruídas com um financiamento público que pode ir até 85%", afirmou aos jornalistas.
E, continuou, "a destruição mais onerosa é aquela que tem a ver com os muros de suporte, que são infraestruturas caras que vai ser necessário repor mas para as quais temos também instrumentos que nos permitem ajudar o financiamento entre os 50 a 80% a fundo perdido".
O ministro espera que o levantamento "rigoroso" dos estragos esteja concluído em um mês e que, nessa altura, seja possível abrir as candidaturas aos fundos comunitários e às quais vai ser dada "máxima prioridade na aprovação".