O ministro do Ambiente explicou que este programa vai envolver 410 milhões de euros.
Corpo do artigo
O Governo aprovou esta quinta-feira um programa de incentivos à utilização dos transportes públicos que junta todos os apoios já existentes, tentando simplificar e garantir maior autonomia às autoridades de transporte.
No final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, explicou que este programa vai envolver 410 milhões de euros e pode implicar bonificações para diversas regiões consoante a maior ou menor utilização de transportes públicos.
"Vai-se ter em consideração, naturalmente, o número de utilizadores de transportes públicos e o tempo médio gasto em deslocações. Por outro lado, vamos passar a ter em consideração a chamada quota de utilização de transportes públicos de uma determinada região é muito baixa há uma bonificação para esse território para tentar aproximar-se das regiões onde há quotas de utilização mais altas e também há um menor financiamento da parte dos municípios. Quando as quotas de utilização do transporte público são mais altas há, obviamente, uma menor bonificação no apoio e há uma maior bonificação dos municípios desse território", explicou Duarte Cordeiro.