Governo compromete-se a encontrar "com muita urgência" soluções para as populações afetadas pelos incêndios
Em entrevista à TSF, o ministro da Coesão Territorial promete apoios em várias áreas: "Há pessoas que podem estar sem comida"
Corpo do artigo
O Governo compromete-se a encontrar com "muita urgência" uma resposta para os problemas das populações que estão a ser afetadas pelos incêndios.
Em entrevista à TSF, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial explica que a reunião da manhã desta terça-feira com os autarcas da região de Aveiro vai servir para começar a fazer um levantamento dos danos provocados pelas chamas. "Seria uma precipitação da minha parte estar a tomar compromissos imediatamente antes mesmo de ver qual é a natureza dos problemas e a quantidade dos problemas que estão em causa", sublinha.
Manuel Castro Almeida não avança prazos, mas assegura que quem mora nas zonas mais afetadas vai ter resposta do Estado. "Nunca vamos ficar em Lisboa à espera que os autarcas nos venham procurar, não estão em momento de abandonar os seus territórios."
O ministro Adjunto da Coesão Territorial garante que o Executivo está atento ao que se está a passar na região de Aveiro e promete apoios em várias áreas.
"O que nós queremos é que as pessoas concretas que estão a sofrer com a questão dos incêndios possam imediatamente sentir que não estão sós e começarem a sentir os seus problemas a serem equacionados e, se possível, resolvidos mesmo. Em diversas áreas, desde a habitação, também no emprego, há infraestruturas que é preciso recuperar, há questões de saúde que é preciso tratar, questões de educação, apoios sociais urgentes, há pessoas que podem estar sem comida, há pessoas que podem estar sem mínimos de subsistência e é preciso tratar de tudo isto. Agora, vai ter de ser feito em grande articulação com os autarcas, que são aqui a peça-chave."
Pede ainda que haja "solidariedade nacional" numa altura tão crítica como esta.
No momento da publicação deste artigo, o ministro Adjunto da Coesão Territorial estava reunido com os autarcas de alguns dos concelhos mais afetados pelas chamas. O encontro conta com a presença de vários secretários de Estado e acontece em Aveiro.

