"Governo correspondeu às exigências." Carneiro quase garante que PS vai viabilizar o Orçamento do Estado
"Respeitarei e honrarei a palavra que dei aos portugueses de contribuir para a estabilidade política no nosso país. Uma estabilidade política exigente", assegura o líder do PS
Corpo do artigo
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, considera que o Governo "correspondeu às exigências" dos socialistas e deixou uma quase garantia de que o PS irá viabilizar o Orçamento do Estado para 2026.
"Depois de uma primeira leitura de 99,9% daquilo que foi visto, posso afirmar nesta fase que o Governo correspondeu às exigências que coloquei ao primeiro-ministro na reunião que tive com ele", disse o líder do PS aos jornalista.
Na próxima semana haverá duas reuniões: a primeira com o grupo parlamentar e a segunda com a Comissão Política. Só aí se fechará uma decisão final, mas José Luís Carneiro mantém que quer contribuir para a estabilidade política e, por isso, irá viabilizar o Orçamento do Estado.
"Respeitarei e honrarei a palavra que dei aos portugueses de contribuir para a estabilidade política no nosso país. Uma estabilidade política exigente", assegura.
José Luís Carneiro admite que teria um orçamento diferente se estivesse no Governo: "Este não é o nosso orçamento. Naturalmente, nós teríamos um orçamento diferente daquele que tem o Governo, porque teríamos outras opções económicas, outras opções de política fiscal e teríamos outras opções de política social. Mas evidentemente que não fomos nós que ganhámos as eleições."
Apesar da viabilização do Orçamento do Estado para 2026, o PS continuará a ser oposição.
"Significa que nós não deixaremos de ser oposição. Oposição firme, construtiva e responsável", esclarece.