Governo cria "task force" para controlar fluxos de pessoas nos aeroportos portugueses
Vai ser criado um grupo de trabalho que terá como missão implementar medidas para ajudar a diminuir os constrangimentos nos aeroportos portugueses. Entre as possíveis mudanças pode estar a reorganização dos quiosques eletrónicos de verificação de passaportes, no aeroporto de Lisboa, para acelerar o processo
Corpo do artigo
Perante as longas filas que se registam no controlo de passageiros, sobretudo nos aeroportos de Lisboa e Faro, o Governo decidiu criar um grupo de trabalho para gerir o fluxo de pessoas.
Segundo o jornal Eco, a "task force" junta os ministérios da Administração Interna, da Presidência e das Infraestruturas, além de entidades como a ANA, o Sistema de Segurança Interna, a PSP ou a Autoridade Nacional de Aviação Civil.
O Ministério da Administração Interna adianta à TSF que "as entidades diretamente envolvidas no processo de controlo das fronteiras aeroportuárias estão a trabalhar em conjunto para mitigar os constrangimentos que se têm verificado, em particular, nos aeroportos de Lisboa e de Faro". A mesma fonte revela ainda que "estão a ser adotadas medidas de reforço de capacidade e recursos, bem como de gestão operacional e de sistemas, nos vários horizontes de curto, médio e longo prazo".
O Eco revela que, entre as medidas que estão a ser pensadas, está a reorganização do espaço, no aeroporto de Lisboa, destinado aos quiosques eletrónicos de verificação de passaportes de forma a acelerar o processamento dos passageiros.
O mesmo jornal indica que o Governo teve acesso a dados que apontam para uma quebra recente nos passageiros com origem nos Estados Unidos.