A Fundação para a Ciência e a Tecnologia é responsável, entre outras tarefas, por muitas bolsas de doutoramento e financiamento de projetos de investigação nas universidades portuguesas.
Corpo do artigo
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o novo Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que vai ser presidido por Paulo Ferrão, tendo como vogais Miguel Castanho, Isabel Ribeiro e Ana Sanchez.
Paulo Ferrão é professor catedrático no Instituto Superior Técnico (IST) e diretor do Programa MIT-Portugal desde 2006, uma parceria, promovida pela FCT, entre o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e diversas universidades e instituições portuguesas.
A carreira científica de Paulo Ferrão tem-se centrado nas áreas da energia e da ecologia industrial, com trabalho em temas como a gestão de resíduos ou sistemas urbanos.
Antes de nomear o novo conselho diretivo, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior promoveu um processo de audição da comunidade científica e do ensino superior sobre o futuro da FCT. O processo e as conclusões podem ser consultadas no site do governo (http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/mctes/docs/20160203-mctes-fct.aspx)