Na sondagem da Pitagórica para TSF-JN-TVI-CNN Portugal, 71% dos inquiridos defendem que o Presidente da República deve obrigar os partidos a negociarem, antes de dar posse a um governo minoritário. Montenegro recupera na avaliação, mas perde na confiança para Marcelo. Pedro Nuno Santos e André Ventura com nota negativa
Corpo do artigo
Se das eleições de 18 de maio não sair uma maioria parlamentar, 71% dos inquiridos defendem que o Presidente da República deve forçar uma negociação entre partidos e só 23% consideram que deve ser conferida posse a um governo minoritário.
A posição desta maioria clara vem em linha com o desejo de estabilidade já expresso pelos inquiridos nesta vaga da sondagem da Pitagórica para TSF-JN-TVI-CNN Portugal.
O Presidente da República subiu na avaliação desde a queda do Governo e tem agora 54% de notas positivas contra 41% de opiniões desfavoráveis.
Cresceu também (em 10 p.p.) a confiança em Marcelo Rebelo de Sousa, baixando o número daqueles que depositam igual confiança no Presidente e no primeiro-ministro. E mantém-se estável a ampla maioria (77%) que defende que o Presidente deve ser mais exigente com o Governo.
Na avaliação das lideranças dos três maiores partidos, Luís Montenegro recupera e escapa da linha de água onde estava na vaga anterior, registando agora 50% de opiniões favoráveis contra 44% de críticas. Ou seja, sobe na avaliação positiva (3pp) e reduz a negativa.
Pelo contrário, tanto Pedro Nuno Santos como André Ventura pioram na leitura dos inquiridos que baixam nove pontos na avaliação do líder socialista (com nota negativa junto da esquerda) e outros 3 p.p. no presidente do Chega. Pedro Nuno Santos tem 66% de avaliações negativas contra 28% de opiniões positivas.
André Ventura, em terreno ainda mais desfavorável, tem 80% de negativas contra 18% de positivas.
Apesar de Luís Montenegro recuperar, o Governo volta a piorar (ligeiramente) na avaliação, embora ainda esteja com saldo positivo entre os 59% que aprovam e os 37% que chumbam o desempenho. Ou seja, três em cada cinco inquiridos, nesta sondagem, aprovam atuação do Governo.
Ficha Técnica
Sondagem realizada pela Pitagórica para a TSF, JN e TVI, CNN Portugal, com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre temas relacionados com a atualidade do país. O trabalho de campo decorreu entre os dias 24 e 29 de março de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores portugueses recenseados e foi devidamente estratificada por género, idade e região. Foram realizadas 1626 tentativas de contacto, para alcançarmos 1000 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 61,50%. As 1.000 entrevistas telefónicas recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 3,16% para um nível de confiança de 95,5%. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.