Governo pondera trocar estado de calamidade por pacote de medidas para concelhos afetados pelas tempestades

Leonel de Castro
Alenquer pediu que fosse decretado estado de calamidade, mas a hipótese está a ser afastada pelo Governo, que pode vir a criar um pacote de medidas especial
Duas semanas de tempestades no concelho de Alenquer resultaram em 75 pessoas deslocadas, das quais 13 estão a pernoitar no Pavilhão Municipal, 15 desalojados e várias estradas cortadas.
O presidente da Câmara pediu que fosse decretado estado de calamidade, no sábado, mas o Governo está a ponderar outro tipo de medidas para o concelho. A informação é adiantada à TSF pelo autarca João Nicolau.
"O ministro teve a oportunidade de dizer que, possivelmente, não seria decretado estado de calamidade, ainda está por definir, mas possivelmente será criado um outro pacote de medidas específico para estes municípios afetados por estas últimas tempestades e que estão fora da lista de concelhos em estado de calamidade", disse o edil.
João Nicolau alerta para os "muitos prejuízos" causados pelo mau tempo, não só para a própria autarquia, como também para os particulares. "Temos muitas casas arruinadas, que terão de ser reconstruídas, o que terá de envolver algum tipo de apoio para as pessoas". Há, pelo menos, dez casas destruidas, segundo o balanço do autarca.
O Presidente da Câmara de Alenquer sublinha que está a aguardar por mais respostas da parte do governo. "A situação está a ser articulada entre o governo e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, estamos a acompanhar e à espera para ver quais as medidas de apoio que o governo vai decretar, mas o certo é que precisamos mesmo de apoio", acrescenta.