"Há malas que vêm por bem." Livre acusa Chega de querer "passar pelos pingos da chuva" no caso Miguel Arruda

José Sena Goulão/Lusa
Depois de Pedro Pinto ter assumido que o Chega "não se sente confortável" com Miguel Arruda a sentar-se junto à bancada do partido, Rui Tavares fala numa "tentativa de enxotar o ex-deputado para as outras bancadas"
Corpo do artigo
Rui Tavares acusa o Chega de querer "passar pelos pingos da chuva", depois da passagem de Miguel Arruda a deputado não-inscrito. Durante esta manhã, o líder parlamentar Pedro Pinto assumiu que o Chega "não se sente confortável" com Miguel Arruda a sentar-se junto à bancada do partido. O co-porta-voz do Livre lembra que foi o partido de André Ventura que escolheu Miguel Arruda para as listas de deputados e pede esclarecimentos ao Chega.
"A escolha do deputado é do próprio Chega e do seu líder, André Ventura. Trata-se de um deputado que fez declarações de apoio a Mário Machado, um conhecido criminoso, que teve várias publicações de índole salazarista, neofascista e de extrema-direita. Se este é o caso que serve para, finalmente, se expor o que aqui se está a passar, é caso para dizer que há malas que vêm por bem, mas é preciso que isto não passe pelos pingos da chuva", afirma Rui Tavares, sublinhando que "todos os portugueses têm de se lembrar daquilo que seria dito pelo Chega sobre outros partidos, caso houvesse um caso como este".
"O que assistimos hoje [sexta-feira] de manhã foi a tentativa dessa mesma bancada de enxotar o seu ex-deputado para as outras bancadas", considera. "Quem o escolheu tem de dizer porque é que não fez a verificação dessa escolha, porque é que, aparentemente, havendo indícios até relativamente acessíveis na internet que permitiriam perceber que havia ali qualquer coisa de estranho, essa escolha nunca foi devidamente verificada. É preciso que as pessoas saibam que há outros partidos em Portugal que o fazem", acrescenta.
O presidente da Assembleia da República anunciou esta sexta-feira que o deputado eleito pelo Chega Miguel Arruda passou a não inscrito, mas o líder parlamentar daquela força política protestou contra a localização que lhe foi atribuída.
Aguiar-Branco fez o anúncio no arranque do plenário e disse que Miguel Arruda ficaria, na sessão desta sexta-feira, sentado na última fila entre as bancadas do Chega e do PSD, como já aconteceu em outras situações semelhantes, remetendo uma decisão final para a conferência de líderes.
O líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, protestou, avisando que não se responsabilizaria pelo que se poderia passar durante o plenário desta sexta-feira.
“Não nos sentimos confortáveis por o deputado Miguel Arruda se sentar ao lado dos deputados do Chega porque, como sabem, as coisas, não foram pacíficas, não posso responder pelo meu grupo parlamentar e pelo que possa acontecer nesta sessão plenária”, avisou.
Pedro Pinto lamentou ainda que o regimento permita esta passagem a não inscrito e disse que tal devia ser revisto numa revisão constitucional e considerou que Miguel Arruda desrespeitou o partido, o grupo parlamentar e até a Assembleia da República.
Num primeiro momento, o presidente da Assembleia da República manteve a decisão da Mesa, mas acabou por interromper os trabalhos por cinco minutos, pedindo que os líderes parlamentares se deslocassem ao seu gabinete.
Quando regressaram ao hemiciclo, Aguiar-Branco entrou imediatamente na ordem de trabalhos prevista para a sessão plenária desta sexta-feira e o deputado Miguel Arruda ocupou o lugar inicialmente previsto.
O presidente do Chega, André Ventura, e Miguel Arruda estiveram reunidos na quinta-feira no parlamento e, no final, o deputado anunciou a sua desfiliação do Chega e a passagem a não inscrito, mantendo o lugar na Assembleia da República.
Já Ventura considerou que as explicações dadas por Miguel Arruda "não são esclarecedoras", dizendo que, para continuar vinculado ao Chega, o deputado teria de ter suspendido ou renunciado ao mandato.
Com a passagem de Miguel Arruda a deputado não inscrito, o Grupo Parlamentar do Chega passa de 50 para 49 deputados.
