A antiga coordenadora do grupo de trabalho sobre a Habitação, no parlamento, apresentou a demissão depois de a votação do pacote sobre o tema ter sido, mais uma vez, adiada.
Corpo do artigo
A TSF sabe que Hugo Pires foi o nome escolhido para substituir Helena Roseta. O deputado socialista é o novo coordenador do grupo de trabalho da Assembleia da República dedicado aos temas da Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidades, que coordena propostas relativas ao arrendamento urbano e às mudanças no pacote da habitação.
A informação foi comunicada esta noite aos deputados pela direção do grupo parlamentar do PS.
O novo coordenador, Hugo Pires, é arquiteto de profissão, secretário nacional do PS para a Organização e antigo presidente da concelhia de Braga e, na Assembleia da República, integra as comissões de Economia, Inovação e Obras Públicas, de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação e ainda, como suplente, dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.
A deputada socialista Helena Roseta abandonou a coordenação do grupo de trabalho da Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidades, esta terça-feira, em desacordo com o adiamento da votação do pacote da habitação que foi proposto pelo PS, alegando que a demissão se devia a um "conflito entre disciplina partidária e os deveres de consciência" da própria.
"É uma decisão individual, um dever de consciência", disse à TSF deputada independente eleita pelo Partido Socialista. "Não estou a criticar nem a atacar ninguém, estou só a dizer não vou por aí."
Segundo a deputada, a decisão do PS surge face à iminência do chumbo das propostas, que incluem o arrendamento acessível e redução do IRS para senhorios.
O objetivo do adiamento é que as votações sejam retomadas na primeira semana de dezembro, a tempo de entrarem em vigor no início do próximo ano, como previsto. Esta é já a terceira vez que a votação é adiada.