O deputado reuniu 85,4% dos votos, entre os 89 deputados da bancada social-democrata.
Corpo do artigo
Hugo Soares é o novo líder da bancada parlamentar do PSD. O deputado, até agora vice-presidente da bancada, foi eleito esta tarde com 85,4% dos votos.
Votaram os 89 deputados social-democratas, ou seja, a totalidade. Na contagem de votos, o único candidato à sucessão de Luís Montenegro teve 76 votos "sim", 12 votos brancos e um nulo. A lista do antigo presidente da JSD mantém todos os anteriores vice-presidentes de Luís Montenegro e integra na direção da bancada José Cesário e Margarida Mano, num total de 12 vices.
Hugo Soares mantém como vices António Leitão Amaro, Carlos Abreu Amorim, Miguel Santos, Adão Silva, Amadeu Albergaria, Luís Leite Ramos, Sérgio Azevedo, Berta Cabral, Nuno Serra e Miguel Morgado.
Para secretários da direção, a lista de Hugo Soares candidata Pedro Pimpão, Ângela Guerra (ambos transitam da anterior direção) e Clara Marques Mendes.
Luís Montenegro tinha já atingido o limite de três mandatos, pelo que não podia recandidatar-se à posição. O anterior líder parlamentar do PSD exerceu funções desde junho de 2011, quando foi eleito com 86% dos votos, tendo sido sucessivamente reeleito em outubro de 2013, com 87% dos votos, e em novembro de 2015 com quase 98% dos votos, sempre sem oposição.