IL arruma bancada: Rodrigo Saraiva candidato a vice da AR, Mariana Leitão líder parlamentar
Ao que apurou a TSF, os nomes foram aprovados por unanimidade na reunião da bancada que juntou os oito deputados da Iniciativa Liberal.
Corpo do artigo
A entrada da Iniciativa Liberal (IL) no Governo liderado pela Aliança Democrática ainda é uma incógnita, mas o partido vai arrumando a bancada no Parlamento. A TSF apurou que o ainda líder parlamentar, Rodrigo Saraiva, será o candidato do partido à vice-presidência da Assembleia da República, com a deputada eleita Mariana Leitão a ocupar o lugar vago na liderança da bancada.
Mariana Leitão é um dos nomes mais próximos do líder do partido, Rui Rocha, e já conhece os corredores do Parlamento. Desde que Rui Rocha assumiu a presidência dos liberais, em janeiro do ano passado, a deputada eleita foi nomeada chefe de gabinete do partido.
Nas legislativas deste ano, concorreu como números dois por Lisboa, um lugar com a eleição praticamente garantida, só atrás do já deputado Bernardo Blanco, que foi cabeça de lista.
A também deputada municipal em Oeiras ganhou protagonismo pelas reuniões da Assembleia Municipal do concelho, com trocas de argumentos com o presidente da autarquia, Isaltino Morais. Os “almoços de trabalho” de Isaltino Morais e da sua equipa, com milhares de euros gastos pela autarquia, foram um dos pontos da discórdia.
Mariana Leitão já liderou o conselho nacional da IL, durante a liderança de João Cotrim de Figueiredo, e renovou um lugar no órgão nas últimas eleições do partido.
À segunda, IL elege vice para a AR?
Já Rodrigo Saraiva pode tornar-se no primeiro vice-presidente da Assembleia da República indicado pela IL, depois de João Cotrim de Figueiredo ter falhado a eleição, há dois anos, por apenas oito votos. Para a eleição se consumar, são necessários 116 votos a favor (maioria absoluta) e o antigo presidente do partido ficou-se pelos 108.
A IL recusou sucessivamente apresentar um novo candidato, apesar dos apelos de Augusto Santos Silva, numa legislatura em que os lugares mais altos do Parlamento, ao lado do presidente, foram ocupados apenas por dois deputados (também o Chega falhou a eleição dos vários candidatos).
Rodrigo Saraiva é presença assídua no Parlamento desde a eleição da IL, em 2019, com o deputado único João Cotrim de Figueiredo, foi chefe de gabinete e deu o salto para as cadeiras do hemiciclo em 2022.
Nas legislativas de 2024, assim como em 2022, foi eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa, no terceiro lugar da lista. É um dos fundadores do partido, mas antes foi militante do PSD e exerceu funções como secretário-geral da JSD.