Mariana Leitão sublinha que o "próprio Governo já se comprometeu em alterar eventuais procedimentos para que não se volte a repetir" e, por isso, diz acreditar que a situação tenha ficado "dirimida"
Corpo do artigo
A presidente da Iniciativa Liberal afirmou este sábado em Faro que o partido está esclarecido sobre a escala de aviões F-35 na base açoriana das Lajes, comprados por Israel.
“Esse assunto já foi explicado” e “foi assumido um erro, eventualmente um erro administrativo”, disse Mariana Leitão aos jornalistas, à margem de uma ação de campanha no mercado de Faro para as autárquicas de 12 de outubro.
Esta escala terá sido feita sem comunicação prévia ao chefe da diplomacia portuguesa, Paulo Rangel, uma “falha de procedimento” cujas responsabilidades o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) quer apurar.
Na sexta-feira, o primeiro-ministro lamentou que tenha havido “um erro processual”, mas recusou qualquer demissão no Executivo por esta razão.
Este sábado, Luís Montenegro salientou que “o Governo não interveio em nenhum ato” que possa ser entendido como venda de armamento militar a Israel.
"O próprio Governo já se comprometeu em alterar eventuais procedimentos para que não se volte a repetir e, portanto, penso que a situação ficou dirimida”, defendeu Mariana Leitão.
Por isso, a líder liberal não subscreve as críticas da oposição e o pedido de esclarecimentos ao Governo.
“A IL está esclarecida” quanto a esta matéria, acrescentou.