IL junta-se a PSD e CDS no apoio a Pedro Duarte no Porto. Sucessor de Rui Rocha escolhido a 19 de julho
Mariana Leitão é a única candidata para suceder a Rui Rocha. O Conselho Nacional da IL aprovou várias coligações autárquicas
Corpo do artigo
O conselho nacional da Iniciativa Liberal (IL) ganhou importância depois da demissão de Rui Rocha da liderança do partido. Mas, nas conclusões da reunião, há outro dado que salta à vista: a Iniciativa Liberal junta-se ao PSD e ao CDS-PP, numa coligação alargada, de apoio a Pedro Duarte pela câmara municipal do Porto. As eleições internas para a sucessão de Rui Rocha estão marcadas para 19 de julho.
Há quatro anos, os liberais apoiaram o atual presidente Rui Moreira, que atinge o limite de três mandatos, agora viram-se para o antigo ministro dos Assuntos Parlamentares de Luís Montenegro.
Além do Porto, também em Vizela, Portimão ou em Montijo, os liberais juntam-se ao PSD, num total de 13 coligações. O partido vai a votos sozinho em 17 municípios - é o caso de Setúbal, Santarém ou Castelo Branco.
IL vai a votos a 19 de julho
No que toca às eleições internas, o sucessor de Rui Rocha vai ser eleito a 19 de julho, num congresso eletivo no distrito de Leiria. Até agora, a líder parlamentar Mariana Leitão é a única candidata.
Apesar de vários conselheiros defenderem eleições para todos os órgãos, apenas a comissão executiva vai a votos, com os restantes a manterem-se em funções. A decisão contou com o voto a favor de 50 conselheiros e onze abstenções.