Rui Rocha insiste na redução de impostos, seja para as empresas ou para as pessoas
Corpo do artigo
O líder da Iniciativa Liberal prometeu este domingo uma campanha pela positiva, em que se discuta os problemas do país e não os casos que envolvem o primeiro-ministro Luís Montenegro.
"Falam das empresas de Luís Montenegro e eu quero falar de como as empresas portuguesas podem crescer. Falam de dinheiro de Luís Montenegro e eu quero falar do dinheiro que fica no bolso dos portugueses no fim do mês", disse Rui Rocha, na intervenção inicial, aberta aos jornalistas, do Conselho Nacional do partido, em Braga.
Quanto a propostas, a Iniciativa Liberal garantiu que vai apresentar novas propostas para a redução de impostos, seja para as empresas ou para as pessoas: "É inaceitável que os portugueses cheguem ao fim do mês e não vejam a justa compensação do seu trabalho, em parte porque o Estado arrecada muito dinheiro do bolso dos portugueses."
Rui Rocha considerou ainda que "os funcionários públicos têm direito a ser avaliados consoante os seus resultados" e, por isso, adiantou, o partido vai implementar um novo modelo de avaliação para estes trabalhadores.
Durante a sua intervenção, o liberal não poupou críticas às políticas do PS, BE e PCP, como o fim das parcerias público privadas nos hospitais. Ainda assim, para Rui Rocha o Governo da AD também pouco fez para alterar o rumo do país.
O Conselho Nacional da IL vota este domingo as listas de candidatos a deputados do partido que foram propostas pela direção do partido e que incluem Rui Rocha como cabeça de lista por Braga e Mariana Leitão por Lisboa.
Na ordem de trabalhos desta reunião, constam a análise aos resultados eleitorais das regionais da Madeira – nas quais a IL manteve o seu deputado, mas desceu ligeiramente a votação –, a apreciação e aprovação do orçamento do partido para 2025 e uma análise da situação política nacional.
Os 50 conselheiros nacionais da IL irão ainda debater e votar as listas de candidatos a deputados que foram propostas pela Comissão Executiva do partido.