O primeiro-ministro, António Costa afirmou que a meta do défice é "a última" das preocupações do Governo e que a prioridade é "reconstruir" os territórios afetados pelos incêndios.
Corpo do artigo
"Essa tem que ser a última das nossas preocupações neste momento", disse António Costa, quando questionado sobre a possibilidade de os apoios aos territórios atingidos pelos incêndios poderem afetar a meta do défice.
TSF\audio\2017\10\noticias\25\ant_costa_1_ultima_preocupacao
António Costa falava aos jornalistas esta quarta-feira, após uma reunião de trabalho à porta fechada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em Coimbra.
Segundo o primeiro-ministro, é necessário "manter uma trajetória de consolidação orçamental", sem que o Governo fique fixado nisso.
"Não podemos ter uma obsessão, quando a prioridade que temos neste momento é obviamente reconstruir o país, é apoiar as famílias, é apoiar a reconstrução das habitações, é apoiar a reconstrução do tecido económico", sublinhou, considerando que, sem a reativação da atividade económica na região afetada pelos incêndios, "aquilo que está desertificado mais desertificado fica".
A sessão contou com a presença da presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, do ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.
Durante a reunião foi apresentado o levantamento provisório dos prejuízos nas empresas afetadas pelos incêndios do último dia 15 de outubro.