Nas autárquicas de 2013, em que João Ferreira foi cabeça de lista pela CDU, a coligação alcançou 9,85% dos votos. Candidato disponível para assumir "todas as responsabilidades".
Corpo do artigo
"A CDU está a pronta a disputar as eleições e a assumir todas as responsabilidades, incluindo a presidência da autarquia", disse João Ferreira - atual vereador da Câmara de Lisboa e deputado do Parlamento Europeu -, que foi esta quinta-feira apresentado como candidato da CDU (coligação constituída pelo PCP e pelo PEV) à presidência do município da capital nas eleições autárquicas deste ano.
Na sessão de apresentação da candidatura, nos Paços do Concelho, em Lisboa, o candidato comunista referiu que a autarquia viveu "uma década de gestão do PS", dos quais "oito foram de maioria absoluta", sendo que antes, "PSD e CDS governaram os destinos da cidade durante seis anos".
"A alternância PSD/CDS-PP não é, e nunca foi, algo a que os lisboetas se tenham de resignar", afirmou, acrescentando que a candidatura está pronta para assumir "todas as responsabilidades, incluindo, naturalmente, a presidência da Câmara Municipal de Lisboa".
Quanto ao programa, adiantou João Ferreira, passa por uma política de habitação que "garanta o direito à habitação" e que "ajude a inverter a saída daqueles que aqui nascem e vivem". O candidato insurgiu-se ainda contra a ideia de um município dedicado exclusivamente ao turismo, apelando a uma maior vertente "produtiva", com apoios às Pequenas e Médias Empresas locais, mas também a "uma aposta na qualidade e na acessibilidade do transporte público".
"Há vida para além do turismo", sublinhou.
Nas autárquicas de 2013, a CDU arrecadou 9,85% dos votos, o equivalente a 22.519 votos, conquistando assim dois mandatos - pelos candidatos João Ferreira e Carlos Moura.
À frente ficaram o PS - cuja lista integrou os movimentos "Cidadãos por Lisboa" e "Lisboa é muita gente" -, com 50,91% (116.425) dos votos e 11 mandatos, e a coligação PSD/CDS-PP, com 22,37% (51.156) dos votos e quatro mandatos.
Nas eleições de 2009, a CDU conseguiu apenas um vereador, com a eleição de Ruben de Carvalho.