Jornadas Parlamentares em Trás-os-Montes sob o lema "Portugal Melhor/Portugal de Sucesso", para promover os casos de sucesso no interior do país, mas também para assinalar "um país muito desigual".
Corpo do artigo
"Os resultados da governação são constantemente transmitidos em termos de indicadores de natureza geral (défice, crescimento) com uma leitura linear do nosso país. Mas, a verdade, é que o crescimento económico não se faz da mesma forma em todo o território nacional, nem os cidadãos em situação de pobreza se distribuem da mesma forma por todo o país", afirmou Carlos César, na antevisão das Jornadas Parlamentares do PS que começam esta quinta-feira em Bragança.
TSF\audio\2017\05\noticias\25\carlos_cesar_1_descentralizacao
O líder parlamentar socialista considera que o país vice um período de "alegrias fundadas" que são fruto das leituras feitas pelas "instituições europeias, instituições externas e pelas instituições do nosso país", mas defende que - não obstante as "leituras gerais" dos números - é preciso ir ao encontro das populações, com uma leitura "mais casuística".
"Estas Jornadas Parlamentares correspondem a um esforço do PS de dar maior ênfase às questões que têm a ver com o Portugal menos convocado para a decisão política: o país do interior e das regiões insulares", adianta, acrescentando que com as "constatações" no terreno poderá ser possível criar "ignições e fatores de catalisação, para que regiões mais deprimidas possam ter um melhor desempenho".
TSF\audio\2017\05\noticias\25\carlos_cesar_2_regioes_deprimidas
Apesar de sublinharem que Portugal é "um país muito desigual", os socialistas cumprem dois dias de jornadas em Bragança sobretudo para salientar o que de melhor se faz nesta zona do interior do país, convocando para o debate uma série de "casos de sucesso" do empreendedorismo.
"Não devemos ocultar os sucessos que o país tem, e os sucessos não são apenas estatísticos, são dos empreendedores, dos portugueses, nos mais diversos setores e regiões do território. Esconder isso é esconder o Portugal melhor que também tem de estar presente na nossa leitura", disse.
Esta quinta-feira - em que o dia termina com a participação de Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, num jantar -, os socialistas têm iniciativas em Bragança e Mirandela. Na sexta-feira, o encerramento das Jornadas Parlamentares conta com a presença do primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa.