Professor universitário e antigo deputado do Bloco de Esquerda é a escolha do partido para concorrer à Câmara de Coimbra. Desde 2009 que o partido não apresentava uma candidatura na cidade
Corpo do artigo
José Manuel Pureza vai ser o candidato autárquico do Bloco de Esquerda em Coimbra. A decisão foi ratificada por larga maioria esta quarta-feira à noite, em plenário de militantes da concelhia do partido, marcando uma inversão na estratégia do partido na cidade, uma vez que não apresentava candidato em nome próprio desde 2009.
Professor catedrático de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, José Manuel Pureza é fundador do Bloco de Esquerda e foi vice-presidente da Assembleia da República entre 2015 e 2022.
Numa nota da concelhia, lê-se que a escolha do Bloco "mostra todo o empenho em mobilizar as gentes de Coimbra para um concelho justo e solidário, intensamente democrático, amigo do ambiente e oposto ao racismo e a todas as discriminações, como as de género, idade ou estatuto social."
"O Bloco assume toda a determinação em mobilizar para políticas – na habitação, na mobilidade, na valorização da Baixa ou da frente ribeirinha, na defesa do ambiente ou na promoção da cultura – que rompam claramente com uma governação municipal ao sabor dos interesses das clientelas, marca de décadas do rotativismo ao centro na Câmara Municipal de Coimbra", diz ainda o partido.