José Silvano, o autarca que colou cartazes à beira da estrada contra o despovoamento
Quem é o transmontano que ocupa o lugar de Barreiras Duarte no PSD?
Corpo do artigo
Transmontano, comendador, advogado, autarca. José Silvano tem 61 anos e coordena atualmente a Comissão da Transparência no Parlamento.
Natural de Vila Real, o escolhido por Rui Rio para substituir Feliciano Barreiras Duarte enquanto secretário-geral do PSD passou grande parte da vida política e profissional em Mirandela. Reformou-se aos 52 anos depois de 30 anos de serviço no poder local. Estava perto do limite de mandatos como presidente da Câmara de Mirandela.
José Silvano admite que não conseguiu evitar o despovoamento, depois de 16 anos à frente da segunda maior autarquia do distrito de Bragança. Mas empenhou-se na luta contra o fim da Linha do Tua e contra o encerramento dos serviços públicos na região. Chegou a colar cartazes à beira do IP4 com a frase "Aqui Termina o Portugal da Igualdade de Oportunidades".
Começou no PSD ainda jovem e, como deputado, foi recentemente um dos coordenadores da lei do financiamento partidário. Levantou-se contra a acusação do PAN de que a lei iria transformar os partidos em lavandarias. "Não aceito esse rótulo", afirmou José Silvano, explicando que é do Norte e ainda se lembrava de ver pessoas a lavar à mão.
Depois do veto do Presidente da República, José Silvano defendeu no Parlamento que a lei foi feita com "reserva sim, mas segredo não". Acrescentou que "este diploma tem mais de uma dezena de alterações e apenas duas alterações tiveram contestação pública e reparos do Presidente da República, disse, referindo-se à isenção total do IVA e ao fim do limite da angariação de fundos.