De passagem por Lisboa, para participar no seminário diplomático, o presidente da Comissão Europeia vai reunir-se, em separado, com o Presidente da República e com o primeiro-ministro.
Corpo do artigo
Depois de, no ano passado, ter marcado presença na cerimónia de tomada de posse do Presidente da República, Jean-Claude Juncker vai encontrar-se esta quinta-feira com António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa.
Os encontros acontecem no mesmo dia em que Juncker participa, no Museu do Oriente, em Lisboa, no seminário diplomático - uma iniciativa promovida todos os anos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
As reuniões, que surgem depois dos convites endereçados por parte de Belém e São Bento, vão decorrer em separado. Primeiro, o atual presidente da Comissão Europeia reúne-se com Marcelo Rebelo de Sousa, às 11h30 horas, na residência oficial, sendo que o chefe de Estado recebe depois, às 15 horas, Carlos Moedas, o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação.
Segundo fonte da presidência, o encontro marcará, sobretudo, um momento para "apresentação de cumprimentos".
Após o encontro com o presidente, Jean-Claude Juncker tem agendado um encontro com o chefe de Governo, António Costa.
A reunião, descrita como um "almoço de trabalho", servirá, de acordo com São Bento, para abordar a "atual situação europeia" e para que o primeiro-ministro possa "dar conta do estado da economia portuguesa".
Durante o almoço, o chefe de Governo irá ainda aproveitar para falar sobre temas como o "cumprimento do défice" português - que, segundo o que está inscrito pelo Governo no Orçamento, ficará nos 2,4% do PIB - e a "saída de Portugal do Procedimento dos Défices Excessivos".