Faltam eleger quatro deputados na sequência das legislativas de 18 de maio. Os votos dos emigrantes decidirão qual será a segunda força política mais votada, PS ou Chega
Corpo do artigo
A contagem dos votos dos emigrantes termina esta quarta-feira e deverá decidir os quatro deputados que ainda falta eleger na sequência das legislativas de 18 de maio.
Cerca de 300 mil votos de portugueses residentes no estrangeiro chegaram, por via postal, a Lisboa até segunda-feira, segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), e estão a ser contados desde terça-feira por cerca de mil escrutinadores indicados pelos partidos políticos.
Se o processo decorrer sem percalços, serão conhecidos esta quarta-feira os eleitos pelos círculos da Europa (dois) e Fora da Europa (dois). Após o apuramento dos votos, os resultados finais deverão ser publicados no Diário da República, na sexta-feira ou no sábado, abrindo caminho à indigitação do Governo pelo Presidente da República.
Os votos dos emigrantes decidirão qual será a segunda força política mais votada, PS ou Chega, e que assumirá o lugar de líder do maior partido da oposição.
Nos últimos 20 anos, o PS e o PSD dividiram os mandatos nos círculos da emigração, mas o bipartidarismo terminou em 2024, quando o Chega elegeu um deputado por cada um dos círculos.
A AD - Coligação PSD/CDS venceu as eleições legislativas de 18 de maio, com 89 deputados, se se juntarem os três eleitos pela coligação AD com o PPM nos Açores, enquanto PS e Chega empataram no número de eleitos para o parlamento, 58.
Os três partidos mais votados serão ouvidos pelo Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, na quinta-feira.
