Leitão Amaro responsabiliza anterior Governo pelos mais de 400 mil processos em atraso na AIMA
Em declarações ao DN, o ministro da Presidência alerta que as "falhas" do Executivo de António Costa podem colocar Portugal na "lista vermelha" do espaço Schengen.
Corpo do artigo
O Governo estima que haja, nesta altura, mais de 400 mil processos em atraso na Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA). O numero é avançado pelo ministro da Presidência. Leitão Amaro esteve em Bruxelas, onde ouviu preocupações de outros países em relação às políticas portuguesas de migração. Em declarações ao Diário de Notícias (DN), aponta o dedo ao Governo anterior.
Leitão Amaro alerta que as "falhas" de responsabilidade do Executivo de António Costa podem colocar Portugal na "lista vermelha" do espaço Schengen. Na sede da União Europeia, em Bruxelas, os 27 começaram a apresentar os projetos nacionais para operacionalizar o novo Pacto de Migrações e Asilo, aprovado no início do ano no Parlamento Europeu. Ao DN, Leitão Amaro diz que, nesta matéria, Portugal não tem "praticamente nada tratado" e isso foi motivo de "preocupação" entre os parceiros europeus, preocupação essa, sublinha o ministro, que lhe foi transmitida em diversas reuniões bilaterais.
O governante conta que uma das preocupações está relacionada com o sistema ETIAS, um novo equipamento de controlo de fronteiras. A ideia é que os testes sejam feitos até julho para que o sistema possa funcionar em pleno a partir do próximo ano.
Leitão Amaro alega que o Governo anterior "nada fez", apesar de saber desta exigência há anos. Por isso, o ministro afirma que Portugal pode ficar com "limitações na livre circulação" ou mesmo "de fora" do espaço Schengen.
O ministro critica o processo de extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e o serviço da nova Agência para Integração, Migrações e Asilo. Leitão Amaro afirma que, se não houver uma "recuperação estoica", a "inépcia política levará a problemas sérios para Portugal". Questionado sobre eventuais soluções, o governante remete para mais tarde.
