Mais de 40 mil votos dos emigrantes por contar. CNE espera "ao fim do dia" ter apurado resultados provisórios
O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições diz à TSF que esta manhã ainda estão a chegar votos ao centro de congressos, em Lisboa.
Corpo do artigo
O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) adiantou esta quarta-feira que faltam contar cerca de 40 mil votos dos portugueses residentes no estrangeiro nas eleições legislativas, esperando até "ao fim dia" ter apurado resultados provisórios.
Em declarações à TSF, Fernando Anastácio disse que esta manhã chegaram 2500 votos, em Lisboa, mas ao longo do dia podem chegar mais.
Do ponto vista logístico” o processo de contagem “está a correr bem” e o “objetivo é que hoje ao fim do dia a CNE tenha apurado os resultados provisórios”, prosseguiu.
Questionado sobre os votos anulados, Fernando Anastácio esclareceu que maior parte chegam “por falta de noção ou incorreta junção da cópia do cartão de cidadão”.
“É um problema que não é novo e é uma matéria que merece reflexão”, atirou, acrescentando que é uma responsabilidade para a Assembleia da República e não da CNE.
“A CNE não tem obviamente responsabilidade legislativa sobre essa matéria”, concluiu.
Os dados indicam que chegaram a Portugal 20,18% dos votos, o que representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação aos rececionados em 2022 (15,17%).
Até segunda-feira, tinham sido devolvidas 120.706 cartas com os votos, quando nas últimas legislativas esse número era 174.970.
Mais de 1,5 milhões de cartas com os boletins de voto foram enviadas para 189 destinos a partir de 4 de fevereiro e os votos começaram a chegar a Portugal em 20 de fevereiro.
A opção pelo voto presencial foi exercida por 5.283 eleitores.