Mais voos no aeroporto de Lisboa: Alexandra Leitão acusa Moedas de "inação" e de não proteger interesses dos cidadãos
A candidata do PS à Câmara de Lisboa critica o atual executivo por não ter cumprido o que ficou determinado nas moções aprovadas no ano passado, que previam que a autarquia avançasse com uma providência cautelar para tentar impedir a realização das obras para aumentar a capacidade do aeroporto Humberto Delgado
Corpo do artigo
A candidata do PS à Câmara de Lisboa, Alexandra Leitão, acusa Carlos Moedas de inércia relativamente ao aumento do número de voos no aeroporto Humberto Delgado. O ministro das infraestruturas anunciou na quinta-feira que vão começar as obras no aeroporto de Lisboa para aumentar de 38 para 45 o número de voos por hora.
Em declarações à TSF, Alexandra Leitão lembra que o executivo lisboeta aprovou uma moção em defesa da redução do número de voos, rejeitando qualquer aumento da capacidade do aeroporto de Lisboa, e para que se avançasse com uma providência cautelar para travar as obras, mas acusa Carlos Moedas de não estar a cumprir com o que foi aprovado.
"A Câmara Municipal de Lisboa aprovou uma moção, em setembro de 2024, no sentido de ser contra este aumento dos movimentos na Portela, uma vez que isto põe em causa a qualidade de vida dos lisboetas, quer em termos de ruído, como de poluição, voos noturnos e mais. Foi ainda aprovada mais tarde, mas aí com o voto contra do presidente da Câmara, uma moção no sentido de ser apresentada uma providência cautelar para evitar estas obras, mas ontem [quinta-feira] ouvi o ministro das infraestruturas a anunciar que as obras vão começar", detalha.
Alexandra Leitão quer agora saber qual será o próximo passo de Carlos Moedas. "Vai defender os interesses de Lisboa e dos lisboetas, atuando contra este anúncio que foi agora feito e contra estas obras, ou vai ficar na inação a que já nos habituou?", questiona.
Alexandra Leitão não reage ao anúncio da recandidatura de Carlos Moedas
"Não tenho nenhum comentário a fazer." É esta a resposta que Alexandra Leitão dá quando questionada sobre o anúncio da recandidatura de Carlos Moedas. A decisão foi anunciada ao Expresso pelo próprio autarca. Moedas afirmou que um mandato não é suficiente para executar todos os compromissos que assumiu há quatro anos e sublinhou que a capital precisa, neste momento, de "estabilidade para realizar e não aventureirismos radicais".
Palavras que Alexandra Leitão não sabe se lhe são dirigidas, mas aproveita para ressalvar que só lhe interessa falar de Lisboa. "Se Carlos Moedas quer falar sobre mim, eu quero falar sobre Lisboa e sobre a sua inação para resolver os problemas de Lisboa. Lisboa é hoje uma cidade mais suja, mais poluída, mais degradada, com menos habitação, com transportes públicos caóticos, com espaços públicos não cuidados. Talvez o senhor presidente da Câmara pudesse falar sobre isso em vez de falar sobre mim", conclui.