A dúvida é levantada pelo PCP. No programa Política Pura, o deputado António Filipe defende que o Governo deve estudar se não é melhor substituir o SIRESP por outro sistema.
Corpo do artigo
Primeiro tem que se apurar tudo, até às últimas consequências. Depois é preciso estudar se o SIRESP é ou não o sistema de comunicações que melhor responde às necessidades do país. Quem o defende é António Filipe. No programa Política Pura o deputado do PCP diz que "é preciso verificar se o SIRESP deve ser mantido ou se deve ser substituído".
Crítico da forma como o Estado contratualizou o SIRESP, António Filipe diz que "não é compreensível que esta rede tenha sido entregue a uma parceria público-privada", lembrando as várias dúvidas que ainda subsistem em relação ao negócio.
TSF\audio\2017\06\noticias\29\29_junho_2017_politica_pura
Do lado do Bloco de Esquerda é por demais evidente que alguma coisa correu mal no incêndio de Pedrógão Grande e "só mesmo o SIRESP é que não o reconhece", diz Jorge Costa, acrescentando que "há várias instituições que já vieram apontar falhas".
Para já, nem Bloco de Esquerda nem PCP exigem a demissão da Ministra da Administração Interna e ambos os partidos consideram que o Primeiro-ministro tem gerido bem este processo.
Sobre as declarações de Pedro Passos Coelho, esta semana, quando se referiu a eventuais suicídios que nunca aconteceram, António Filipe diz que se trata de "uma desorientação política". Jorge Costa fala "num momento de extrema infelicidade".