
Rodrigo Antunes/Lusa
O primeiro a ser ouvido é o PAN e o último é a AD, a coligação mais votada das eleições, apenas no dia 20 de março.
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai começar a ouvir os partidos eleitos para a Assembleia da República esta terça-feira. A ronda começará com o PAN e terminará com a AD no dia 20 de março.
"Na sequência das eleições para a Assembleia da República ontem realizadas, o Presidente da República ouvirá, a partir de terça-feira, os partidos políticos e coligações que nela estarão representados, tendo em conta os resultados provisórios anunciados pelo Ministério da Administração Interna e sem prejuízo dos círculos que ainda falta apurar", lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.
O primeiro partido a ser ouvido é o PAN, às 17h00 desta terça-feira. Com as audiências sempre à mesma hora, Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir com um partido por dia. Na quarta-feira é a vez do Livre, enquanto a CDU é ouvida na quinta. Sexta-feira é a vez do Bloco de Esquerda e a Iniciativa Liberal apresenta-se ao Presidente da República no sábado. Depois de uma pausa no domingo, o Chega fala com o chefe de Estado na segunda-feira e na terça é a vez do PS. A ronda conclui-se na quarta-feira, dia 20, com a AD.
"Depois de conhecidos os resultados dos círculos das comunidades portugueses no estrangeiro, o Presidente da República indigitará o novo primeiro-ministro", informa.
Veja o calendário completo:
12 de março, 17h00 – Pessoas-Animais-Natureza
13 de março, 17h00 – Livre
14 de março, 17h00 – Coligação Democrática Unitária
15 de março, 17h00 – Bloco de Esquerda
16 de março, 17h00 – Iniciativa Liberal
18 de março, 17h00 – Chega
19 de março, 17h00 – Partido Socialista
20 de março, 17h00 – Aliança Democrática