Marcelo está "otimista" na aprovação do OE e espera que novo PGR seja anunciado este fim de semana
O Presidente da República considera que, perante o clima internacional instável, o consenso e a concordância são a melhor solução para a aprovação do OE2025
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostra-se "realisticamente otimista" na aprovação do Orçamento de Estado para 2025. Perante a possibilidade de uma crise política e económica, afirmou que a viabilização do Orçamento é "a única solução boa".
"Estou realisticamente otimista. Acho que, em geral, se sente que o clima que se vive no mundo e que continua a piorar. É um clima que convida a que cá dentro nós tenhamos a maior estabilidade possível. Ora, a maior estabilidade possível é ter Orçamento. É, como eu disse, uma solução boa. Há outras soluções, como tudo na vida, mas menos boas do que ter Orçamento", sublinhou Marcelo em frente às portas do Palácio de Belém, em Lisboa.
O Presidente da República nota um ambiente menos "crispado" no Governo e acredita num consenso entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, durante a reunião desta sexta-feira.
"Eu devo reconhecer que de parte a parte têm havido, nomeadamente, nos últimos tempos, uma preocupação, uma aproximação de descrispação. Veja-se como a oposição em geral e, sobretudo, o líder da oposição se comportou na matéria de fogos."
Novo PGR? Marcelo quer "processo muito rápido"
Sobre o nome do novo Procurador-Geral da República, que sucederá a Lucília Gago, Marcelo admitiu que se encontra expectante. O chefe de Estado não adiantou resposta imediata, mas espera "que seja um processo rápido" com decisão prevista para este fim de semana.
"É expectável que o senhor primeiro-ministro apareça com nomes e que depois naturalmente se venha a decidir. Veremos qual é o consenso, qual é a concordância que há sobre os nomes e depois é um problema de saber a divulgação. Se for um processo muito rápido, é uma divulgação ainda neste fim de semana", garantiu o chefe de Estado.
O Presidente da República admitiu ainda dialogar com o primeiro-ministro para que "se venha a decidir" o sucessor de Lucília Gago. Contudo, salienta a importância da agilidade nos processos. "Eu espero que seja um processo rápido. Portanto, não é só no Orçamento do Estado, também aqui estou otimista para que seja um processo rápido. Agora se é hoje, se é amanhã, se é depois de amanhã, quanto mais depressa melhor, porque depois no caso do presidente do Tribunal de Contas estamos muito em cima do tempo do prazo que é dia 4. Do procurador é mais longo, mais uma semana, é dia 11, mas também espero que seja rápido."
