Marcelo e Costa cúmplices na inauguração do Museu das Notícias. Passos saiu mais cedo.
Corpo do artigo
O Presidente chegou ao NewsMuseum, dedicado às notícias e à comunicação, acompanhado do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, entre outras personalidades da política, da cultura e da comunicação social.
O chefe de Estado foi o visitante "número um" do novo espaço, que considerou ser "também um triunfo do 25 de Abril e um triunfo do que é Portugal hoje".
"Falta cumprir muita coisa, mas também já cumprimos muita coisa. O ser possível estarmos aqui, neste museu, é uma prova de que nós, portugueses, somos excecionais", salientou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado sobre o que falta cumprir das promessas da revolução de 1974.
O NewsMuseum - Museu das Notícias, dos Media e da Comunicação ocupa as antigas instalações do Museu do Brinquedo, no centro histórico de Sintra, e possui mais de 25 módulos temáticos, distribuídos pelos três andares do edifício, cedido pelo município de Sintra a uma associação criada por Luís Paixão Martins, antigo jornalista e consultor de comunicação.
O museu abre ao público a partir das 09:30 de hoje, com bilhetes entre os quatro (crianças e parceiros) e os oito euros (adultos).
Desejo de Presidente
Entretanto, o Presidente da República desejou hoje, na abertura do NewsMuseum, no centro histórico de Sintra, que no final do seu mandato o país esteja "mais desenvolvido" e "integrado no quadro europeu".
"Daqui a cinco anos gostava de ver uma retrospetiva de um país mais rico, mais justo, mais desenvolvido, mais integrado no quadro europeu, mais integrado num mundo aberto", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
António Costa
Também o primeiro-ministro, António Costa, esteve presente nesta inauguração e considerou que uma das grandes vitórias "da democracia foi a sua capacidade de reconciliação" dos portugueses e que uma das principais conquistas do 25 de Abril é a "liberdade de comunicação".
"Uma das grandes vitórias da democracia foi a sua capacidade de reconciliação e como filho de alguém que era jornalista a 24 de abril acho que é particularmente importante celebrarmos este 25 de Abril com este museu à liberdade de expressão, à liberdade de comunicação, porque essa é também outra das grandes conquistas do 25 de abril", afirmou António Costa.
Questionado sobre qual poderá ser o balanço do mandato de Marcelo Rebelo de Sousa, desejou "um excelente mandato" ao Presidente da República: "Quando chegar ao momento próprio [que] deixe uma excelente memória".
"Eu bem sei que, hoje em dia, a fita do tempo corre cada vez mais depressa, mas não vale a pena fazermos já agora a notícia do fim do mandato que está agora a começar, vamos para já fruir do mandato do senhor Presidente", concluiu.