O presidente da República eleito anunciou uma primeira comunicação pública, depois de passado o tempo da posse.
Corpo do artigo
O Orçamento do Estado vai merecer uma declaração ao país de Marcelo Rebelo de Sousa. "Na altura em que tiver de tomar uma decisão sobre a promulgação, falarei aos portugueses. O que significa que falarei mesmo", garantiu o presidente da República eleito.
À entrada para um jantar de despedida na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, esta terça-feira, Marcelo disse aos jornalistas que "tirando o discurso de posse e outro discurso que faça em cerimónias oficiais, será até ao final de março a primeira ocasião em que dirijo aos portugueses explicando a posição do futuro Presidente da República acerca do Orçamento do Estado".
Sem comentar o tom em que decorreu a discussão no Parlamento, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a dizer que quer promover o diálogo e "ultrapassar tensões" que sempre existem na política. "Tentarei fazê-lo falando a propósito do Orçamento e de outros temas. Penso que é uma das missões do Presidente da República nos próximos tempos".
"É minha função, a partir do momento em que tomar posse, o contribuir para que haja um período de estabilização na vida política portuguesa. O que significa sem crises, sem ambiente de campanha eleitoral sistemático, porque já tivemos um período longo de campanhas eleitorais e o país não pode viver sempre em campanha eleitoral", acrescentou.
A tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa acontece a 9 de março.